Infecção Urinária

A infecção de urina mais comum é a Cistite: infecção urinária restrita a bexiga.

O principal causador é a Escherichia coli. Outros causadores são as enterobactérias: Klebsiella pneumoniae e Proteus mirabilis.

Os fatores de risco para infecções urinárias resistentes são: uso de antibiótico, exposição a serviços de saúde ou viagens para locais com maior prevalência de micro-organismos resistentes.

Sintomas: ardência ao urinar, aumento da frequência, urgência miccional, dor suprapúbica. Febre, dor lombar e sintomas sistêmicos são suspeitos para infecção complicada.

Quando há presença de bactéria na urina e não manifesta sintomas, chamamos de bacteriúria assintomática. Neste caso, tratamos somente as gestantes e pacientes que irão ser submetidos a algum procedimento urológico.

Diagnóstico: Pode ser realizado somente com história clínica e exame físico em casos não complicados. Pode ser necessário a coleta de exames de urina (Urina 1 e urocultura).

O tratamento é feito com antibiótico, sendo necessária uma avaliação para sua melhor escolha.

Se sintomas persistentes (após 48-72h do início do tratamento) ou recorrentes, deve-se realizar exames de urina e imagem para avaliar complicações ou anormalidades anatômicas.

Dr Saulo Teles

Urologista
CRM-SP 178.337  l  RQE 93.595

 

Urologista pelo Hospital Albert Einstein, com especialização em Uro-Oncologia e Cirurgia Robótica.