Balanite é a inflamação da glande do pênis e balanopostite é inflamação da glande e do prepúcio. A fimose é definida como dificuldade de exposição da glande por um estreitamento da abertura do prépúcio (“pele que recobre a glande”) e pode estar presente de forma fisiológica nas crianças (apenas 1% mantém fimose aos 12 anos).
A causa mais comum de balanite/balanopostite está relacionada a higiene inadequada em homens não-circuncisados/não-postectomizados. Dentre as causas identificáveis, a infecção por cândida é a mais comum, porém pode estar relacionada a outras infecções (como bactérias, herpes, HPV), condições dermatológicas (como psoríase, liquen plano, reações alérgicas) e lesões pré-malignas (como líquen escleroso, carcinoma in situ) entre outras.
Sintomas: Dor, sensibilidade e vermelhidão local. Pode apresentar secreção.
Tratamento: Otimização da higiene local. Avaliação médica para tratamento empírico com antifúngicos, corticóides tópicos ou tratamento específico de causa identificada. Não fazer retração forçada do prepúcio, pois pode levar a feridas e cicatrização com piora do quadro.
Complicação: A fimose pode estar associada à Balanite/Balanopostite, aumentando a recorrência das infecções. Outra complicação é a parafimose, que é o encarceramento do prepúcio atrás da glande e necessida de abordagem de urgência pelo urologista. A infecção urinária pode estar relacionada a fimose (incidência 4-10 vezes maior em pacientes com fimose).

Dr Saulo Teles
Urologista
CRM-SP 178.337 l RQE 93.595
Urologista pelo Hospital Albert Einstein, com especialização em Uro-Oncologia e Cirurgia Robótica.